Putin anuncia controle da cidade portuária de Mariupol

Putin anuncia controle da cidade portuária de Mariupol

Presidente russo ordenou que as forças façam um cerco a fábrica de aço Azovstal, último local sob o controle ucraniano

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu | Foto: Reprodução/Kremlin
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu | Foto: Reprodução/Kremlin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira, 21, que as tropas do país tomaram com “sucesso” o controle de Mariupol, a décima maior cidade da Ucrânia. O mandatário, que chama a invasão ao território ucraniano de “operação especial” classificou a ação de “libertação de Mariupol”.

Putin ordenou, no entanto, que as forças russas parem de tentar invadir a fábrica de aço Azovstal, que ainda está sob controle das forças ucranianas. A estratégia do Kremlin é cercar o complexo onde ainda estão cerca de 2 mil combatentes ucranianos. Trata-se de uma das maiores usinas metalúrgicas da Europa.

O presidente russo disse a seu ministro da Defesa, Sergei Shoigu, que o complexo deveria ficar isolado e aqueles que estão no local deveriam mais uma vez ter a chance de se render em troca de seus vidas e de um “tratamento digno”. Putin disse que um ataque à usina “custaria muitas vidas” já que o lugar possui várias galerias subterrâneas.

“É preciso pensar na saúde dos nossos soldados e oficiais, não devemos penetrar nas catacumbas e rastejar no subsolo através dessas instalações industriais. A ideia é bloquear toda a área para que nem uma mosca consiga passar”, acrescentou.

Centenas de civis, sem água e comida, também estão abrigados em Azovstal, o último reduto sob controle da Ucrânia na cidade. Um conselheiro da presidência ucraniana propôs ontem a organização de uma “sessão especial de negociações para “salvar” combatentes e civis.

Os soldados ucranianos pediram à comunidade internacional “garantias de segurança”, para tentar deixar o local. De acordo com a primeira-ministra ucraniana, Iryna Verechtchouk, quatro ônibus com civis deixaram o porto de Mariupol nesta manhã.

Mariupol é estratégica, porque, de acordo com Moscou, permite a “junção” entre a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e as regiões separatistas pró-russas do Donbass, no leste da Ucrânia, onde o conflito se concentra atualmente.

Oleksiy Arestovych, assessor presidencial ucraniano, disse que a Rússia só decidiu bloquear a siderúrgica Azovstal porque não pode tomá-la à força. “Eles fisicamente não podem tomar Azovstal, eles entenderam isso, sofreram grandes perdas lá. Nossos defensores continuam firmes.”

“Também pode ser explicado pelo fato de terem deslocado parte de suas forças [de Mariupol] para o norte, a fim de reforçar as tropas que tentam cumprir seu objetivo principal… avançar para os limites administrativos das regiões de Donetsk e Luhansk”, destacou.

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (1 )