Regra fiscal do governo Lula traz insegurança

Regra fiscal do governo Lula traz insegurança

‘Texto aprovado pela Câmara preocupa pela quantidade de exceções’, alerta especialista

Na terça-feira 23, a Câmara dos Deputados aprovou a nova regra fiscal proposta pelo governo Lula. O projeto pretende promover estabilidade para bancar os gastos da gestão petista. Contudo, o texto traz mais insegurança ao mercado e preocupa empresários, avisa Hugo Garbe, economista-chefe da G11 Finance e professor do curso de economia e finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

De acordo com o economista, o regramento aprovado não promove uma mudança profunda. “O texto não traz nada de novo”, explicou. “Ele apenas muda as regras fiscais e alíquotas de determinados setores.”

Segundo Garbe, o Estado é muito presente na economia do Brasil. Isso eleva a importância de o país ter um regramento sólido e claro para as contas públicas.

“A estratégia fiscal é fundamental para a geração de emprego e renda”, comentou. “Quanto mais você cobra, mais o empresário fica pressionado e inseguro. Assim, ele abre menos postos de trabalho.”

O especialista deixa claro que o texto aprovado pelos deputados não cria nem aumenta impostos por ele mesmo. Porém, o economista alerta sobre o número grande de exceções na nova regra fiscal, o que deixa o governo Lula livre para criar novos impostos. “Na prática, é isso que preocupa”, concluiu.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )