Sebrae: 26% dos pequenos negócios estão inadimplentes

Sebrae: 26% dos pequenos negócios estão inadimplentes

O órgão realizou o levantamento em parceria com o IBGE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estima que 26% dos pequenos negócios estejam inadimplentes. A informação é fruto de um levantamento realizado pela instituição em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os dados do Sebrae, 63% desses pequenos negócios têm dívidas. Mais da metade deles afirma que seus custos mensais estão comprometidos com esses pagamentos, segundo o site Poder360. A proporção sobe para 61% no segmento de microempreendedores individuais.

Mesmo com as dívidas, os empreendedores de pequenos negócios resistem em solicitar crédito. O levantamento mostra que apenas 34% deles buscaram empréstimos entre janeiro e março de 2023.

Além disso, somente 40% dos que buscaram crédito receberam respostas positivas das instituições financeiras. Os dados são de abril e maio.

Décio Lima, presidente do Sebrae, disse que o órgão está trabalhando para aumentar a oferta de crédito aos pequenos negócios. A estratégia é criar fundos garantidores para facilitar o acesso e reduzir os juros. Ele citou, por exemplo, uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

De acordo com Lima, o Sebrae colocará R$ 80 milhões no fundo, e à Finep reservará R$ 50 milhões. O montante deve gerar financiamento a taxas de juros de 2,5% ao ano.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )