STF volta a julgar descriminalização de drogas para uso pessoal nesta quinta

STF volta a julgar descriminalização de drogas para uso pessoal nesta quinta

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará nesta quinta-feira (24) o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. O processo foi incluído na pauta de julgamento no início desta noite. A sessão está prevista para começar às 14h.

O julgamento foi suspenso no dia 2 de agosto, quando foi formado placar de 4 votos a 0 para descriminalização somente do porte de maconha para uso pessoal.

O STF vai decidir se a Corte pode determinar a descriminalização, se a medida vai valer para todos os tipos de drogas ou somente a maconha, além de definir a quantidade que deve ser considerada para caracterizar o uso pessoal.

O julgamento é importante porque pode impactar a vida de milhões de pessoas no Brasil. Atualmente, o porte de drogas para consumo pessoal é considerado crime, mesmo que a quantidade seja pequena. Isso significa que usuários de drogas ainda podem ser presos, mesmo que não representem uma ameaça à segurança pública.

A defesa de um condenado pede que o porte de maconha para uso próprio deixe de ser considerado crime. O acusado foi detido com três gramas de maconha.

Para os advogados, o crime de porte de drogas para uso pessoal é inconstitucional por ofender o princípio constitucional da intimidade e da vida privada. Eles sustentam que o uso pessoal não afronta a saúde pública.

Em 2015, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, defendeu a descriminalização do porte para todas as drogas. Os ministros Luiz Edson Fachin, Edson Fachin e Alexandre de Moraes concordaram com a descriminalização, mas limitaram-se a aplicá-la à maconha.

Apesar de concordarem na limitação do julgamento, os três ministros divergiram em um ponto central: o estabelecimento de um critério objetivo para diferenciar usuário e traficante. Fachin propôs que essa quantidade deve ser definida pelo Legislativo. Já Barroso sugeriu 25 gramas de maconha ou a plantação de até seis pés.

A decisão do STF sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal terá um impacto significativo na política de drogas no Brasil. Se a Corte decidir pela descriminalização, isso significará que usuários de drogas não poderão mais ser presos, mesmo que portem pequenas quantidades.

Por Gazeta Brasil

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )