Número de empresas abertas em 2021 é o maior da história

Número de empresas abertas em 2021 é o maior da história

Tempo médio de abertura de empresas também diminuiu, quase um terço em relação ao registrado no início de 2019

Economia: Número de empresas abertas em 2021 é o maior da história

O Ministério da Economia divulgou que, em 2021, o Brasil alcançou recorde histórico no número de empresas abertas em um ano: 4 milhões. Das companhias criadas, uma média de oito em cada dez são de microempresas, os MEIs.

O quantitativo de negócios abertos representa um aumento de 19,7% em relação ao ano anterior. No ano passado, foi registrado o fechamento de mais de 1,4 milhão de empresas, aumento de 34% em relação a 2020.

No balanço entre abertura e fechamento, houve um saldo positivo de 2,6 milhões (o maior já registrado dentro da série histórica iniciada em 2011). Ao todo, são quase 19 milhões de empresas ativas.

Segundo o governo, o tempo médio de abertura de empresas também diminuiu, quase um terço em relação ao registrado no início de 2019 – caiu de cinco dias e 9 horas para dois dias. 57% dos novos negócios são abertos em menos de um dia.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade comemorou os números.

“Os dados positivos são resultado do esforço que temos feito para reduzir a burocracia, simplificar e agilizar o processo de abertura de novos negócios, principalmente através de soluções digitais e inovadoras”, destacou .

“O reflexo desse trabalho é um ambiente de negócios mais dinâmico, simplificado e promissor para o empresário brasileiro ter sucesso em seu empreendimento”, completa.

Todos os Estados registraram crescimento positivo nos dados de abertura de empresas em 2021. O Amapá apresentou o maior percentual de empresas abertas, com um crescimento de 40,9% em relação a 2020, totalizando 8.851 novos negócios.

Em 19 unidades federativas, o tempo médio para abertura de empresas é de menos de dois dias. Sergipe e Distrito Federal se destacam como as mais rápidas, com tempo de um dia. Entre as capitais, Maceió é a mais ágil, com 14 horas, em média.

Os dados são do Boletim do Mapa de Empresas divulgado na quarta-feira 10. A ferramenta permite verificar dados de abertura de empresas de cada região, Estado ou município, por tipo de atividade e tempo de abertura.

Por terrabrasilnoticias

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )