Prefeita de cidade mexicana recebe ameaças de narcotraficantes e decide se mudar para quartel militar

Prefeita de cidade mexicana recebe ameaças de narcotraficantes e decide se mudar para quartel militar

Montserrat Caballero administra Tijuana desde 1º de outubro de 2021

Montserrat Caballero, prefeita da cidade mexicana de Tijuana, decidiu se mudar para um quartel militar depois de sofrer ameaças do crime organizado. Autoridades do país confirmaram a nova residência da prefeita na terça-feira 13.

De acordo com o presidente do México, Andrés López Obrador, a prefeita já está sob proteção há cerca de 15 dias. Segundo o político, a decisão de mudança partiu da prefeita.

Por sugestão do governo federal, Montserrat foi aconselhada a morar em uma instalação militar. Em comunicado divulgado em sua página no Facebook, a prefeita destacou a complexidade da situação, especialmente por ter uma família e um filho.

López Obrador também afirmou que o governo do México avaliará a situação, para decidir se a prefeita continuará residindo em uma guarnição militar.

As razões da mudança da prefeita para um quartel militar

O narcotráfico é um problema crônico do México | Foto: Reprodução/Mídias sociais

Tijuana, cidade governada por Montserrat desde 1º de outubro de 2021, está localizada em uma rota importante do tráfico de drogas. A região é utilizada pelos cartéis para enviar entorpecentes aos Estados Unidos, muitas vezes por meio de túneis. Consequentemente, a cidade enfrenta problemas de violência relacionados ao crime organizado.

A cidade está situada no Estado de Baja California, o terceiro mais violento do país, com o registro de 945 homicídios dolosos entre janeiro e maio do ano passado, de acordo com estatísticas oficiais.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )