Prefeita Imaculada recebe relatório de Comissão de Saúde da Câmara
O relatório sobre as UBS’s foi produzido a pedido da Prefeita Imaculada
A Prefeita Imaculada, juntamente da Secretária de Saúde Ana Lígia, recebeu na tarde desta terça-feira (22) um relatório do Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Manhuaçu, Juninho Enfermeiro, sobre as 22 unidades básicas de saúde do município.
O relatório foi produzido a pedido da Prefeita Imaculada.
O presidente da Comissão explica que o relatório é para que o executivo possa melhorar o serviço prestado à população e que a Comissão de Saúde está atenta e trabalhando em prol desse objetivo.
“Esse relatório foi feito a pedido da própria Prefeita, para que a gente pudesse apontar as falhas na atenção primária para que o Executivo possa trabalhar em cima de melhorias para a população. Comecei a fazer no dia 7 de Dezembro de 2021 e terminei de 16 de Fevereiro, foram visitadas as 22 unidades, foram levantados todos os problemas estruturais, de insumos, de profissionais, problemas que eu pude ver que desde a minha exoneração em 2020 permaneceram. Então esse relatório, ele veio apontar e direcionar a Secretaria de Saúde e o Executivo na busca de melhorias para atenção primária, porque a atenção primária é aquela preventiva é aquela da ponta da população, então a gente precisa trabalhar esse vínculo do executivo, legislativo e população, galgando uma saúde melhor”.
A Prefeita Imaculada aponta que a pandemia trouxe inúmeras dificuldades ao longo do ano de 2021 para a saúde, mas principalmente para a atenção primária à saúde, sobretudo na contratação de médicos.
“Ano passado eu pedi ao presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal para visitar todas as UBS e me trazer um relatório para ver como se encontra a situação. Nós sabemos que a pandemia trouxe um prejuízo muito grande na atenção primária, falta de médico, cirurgia eletiva parada durante dois anos e tudo isso agravou muita a situação. Hoje nós podemos investir na atenção primária porque a emergência está no Hospital César Leite e nós temos um serviço que está funcionando muito bem graças a Deus, que é a UAI. Agora de posse desse relatório nós vamos começar um trabalho de investimento na atenção primária”.
De posse de uma das cópias do relatório, a Secretária de Saúde Ana Lígia, disse que investimentos já estão sendo alocados e que estudará o relatório para que em parceria com a Comissão de Saúde possam ser implantadas as melhorias.
“Nós ficamos felizes porque acreditamos na transparência e na possibilidade de que toda toda crítica deve ser vista como construtiva. Na saúde não existe 100%, nós temos problemas e nós temos que ver a melhor forma de solucioná-los. Nós elegemos a atenção primária esse ano como o nosso foco, então nós vamos trabalhar e empenhar para ter menos problemas e menos dificuldades para o usuário, que a gente possa ter um atendimento mais humanizado e de qualidade Mas como toda mudança, ela deve ser e é gradativa, não conseguimos chegar no ápice de uma vez só”.
Por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu