Zelensky diz que mundo deve se preparar para Rússia usar armas nucleares

Zelensky diz que mundo deve se preparar para Rússia usar armas nucleares

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky , alertou nesta sexta-feira (15) que o mundo deve levar a sério e se preparar para a possibilidade de que a Rússia possa usar armas nucleares em seu ataque à Ucrânia. 

“Não só eu – acho que todo o mundo, todos os países devem estar preocupados porque pode não ser uma informação real, mas pode ser verdade”,  disse Zelensky  Jake Tapper, da CNN americana,  quando perguntado se estava preocupado com o presidente russo, Vladimir Putin . pode usar uma arma nuclear tática na Ucrânia. 

Zelensky também disse que Moscou poderia facilmente usar armas nucleares ou químicas, já que Putin não valoriza a vida dos cidadãos ucranianos. 

“Armas quimicas . . . eles poderiam fazer isso, para eles a vida das pessoas não significa nada”, disse Zelensky. “Devemos pensar, não ter medo, [mas] estar prontos. Mas isso não é uma pergunta. . . apenas para a Ucrânia, mas para todo o mundo, eu acho.” 

A mensagem de Zelensky é uma mudança radical em relação aos  comentários que ele fez no mês passado , quando disse que a ameaça de Putin de  usar a força nuclear caso o Ocidente se envolvesse na guerra era um “blefe”.  

Na época,  Putin havia ordenado recentemente  que suas forças nucleares fossem colocadas em alerta máximo depois que Zelensky pediu

Por Gazeta Brasil

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )