Disneylândia abandonada na China torna-se uma cidade fantasma

Disneylândia abandonada na China torna-se uma cidade fantasma

O Wonderland Park prometia ser uma versão maior e melhor da Disneylândia. Até que de repente, a construção parou misteriosamente. Aqui está um olhar sobre o que aconteceu na década seguinte, quando o projeto se transformou em uma cidade fantasma.

Um sucesso mágico

Em 17 de julho de 1955, o primeiro Disneyland Park em Anaheim, Califórnia, foi inaugurado e nada mais seria como antes. Alguns visitantes não conseguiam acreditar no que viam ao entrar em uma terra da fantasia como jamais haviam visto.

Pawel Libera / Contributor via Getty Images

Em outubro de 1971, o sonho de Walt Disney de criar um universo inteiramente de fantasia se tornou realidade quando o Disney World em Orlando, na Flórida, foi inaugurado. O gênio do entretenimento criou outro local em Tóquio em 1983 e Paris em 1992. Onde quer que fossem, esses parques de diversões imbatíveis atraíam milhões.

Um homem de visão

O sucesso da Walt Disney Company certamente não passou despercebido. Eventualmente, inspirou o empresário sino-tailandês Dr. Chanchai Ruayrungruang. O empresário de sucesso fundou o Reignwood Group em 1984, não muito tempo depois que a Disney fez seu caminho para a Ásia pela primeira vez.

Hugh Routledge/Shutterstock

Chanchai não estava inicialmente no ramos de negócio de parques de diversões. O Reignwood Group administrava um diversificado conglomerado de empresas que iam desde produtos de consumo e hotéis a propriedades imobiliárias, campos de golfe e agências de viagens. Ruayrungruang foi um grande visionário.

Procurando inspiração

O Reignwood Group possuía empresas em diferentes partes da Ásia, Reino Unido e Estados Unidos. Eles não eram pequenos negócios, e Chanchai sempre estava de olho no que viria a seguir. O dedicado empreendedor buscava constantemente o que poderia ser o próximo grande sucesso.

Hugh Routledge/Shutterstock

Como fazem todos os executivos, o Reignwood Group olhou ao seu redor em busca de inspiração. Ruayrungruang e seus colegas de trabalho frequentemente observavam o que era bem-sucedido no Ocidente e se perguntavam se algo semelhante poderia dar certo na Ásia. E foi exatamente isso que aconteceu quando viram o sucesso da Disney.

Em busca do local perfeito

O Reignwood Group observou de perto as realizações incomparáveis da Walt Disney Company. Seus parques pareciam atrair centenas de milhares, senão milhões de pessoas onde quer que fossem – o que significava que a Disney estava faturando milhões de dólares também. Chanchai Ruayrungruang gostou do que viu.

Este parque de diversões abandonado vai te dar arrepios

NurPhoto / Contributor via Getty Images

Iniciando os trabalhos

Encontrar o local certo para construir não foi uma tarefa fácil. O Reignwood Group precisava do lugar perfeito para construir um parque que superasse todos os parques temáticos. Eles não procuraram milhares de hectares de terra como o Disney World da Flórida, mas precisavam de pelo menos mais de 40 hectares para rivalizar com as localizações da Califórnia e Tóquio.

Este parque de diversões abandonado vai te dar arrepios
BAY ISMOYO / Contributor via Getty Images

Finalmente, eles encontraram um local ideal a cerca de 32 quilômetros de Pequim. O Grupo Reignwood provavelmente achou que era um local conveniente: longe o suficiente da cidade para ter terrenos vazios para construção, mas perto o suficiente para atrair moradores urbanos. Então, eles compraram cerca de 50 hectares de propriedade na vila de Chenzhuang.

Algo para todas as idades

A empresa de investimentos percebeu que um dos aspectos cruciais do sucesso da Disney era que os parques temáticos não eram apenas para crianças. De bebês de um ano a cidadãos idosos, pessoas de todas as idade iam aos parques de Disney para mergulhar em um mundo de fantasia e contos de fadas.

As muitas vidas da Disneylândia deserta da China
YouTube via Lake Winnie Amusement Park

Em meados da década de 1990, o Reignwood Group colocou suas pás no chão e começou a construir o parque que iria emular os de Disney nos arredores de Pequim. Eles tinham 50 hectares de um lindo terreno com montanhas ao fundo e grandes planos para a atração, de montanhas-russas a castelos.

O maior parque da Ásia

Assim como Walt Disney escolheu cuidadosamente terrenos que se encaixariam em todas as suas visões de fantasia, o Reignwood Group fez o mesmo. E não demorou muito para que parte do sonho ganhasse vida, com um belo castelo com a aparência de uma fortaleza cercando os limites do parque.

As muitas vidas da Disneylândia deserta da China
Majority World / Contributor via Getty Images

O Dr. Chanchai Ruayrungruang queria construir o maior parque de diversões de toda a Ásia. Ele imaginou passeios temáticos, shows interativos e personagens andando pelas ruas como no Disney World. Mal sabia Chanchai que as coisas ficariam longe de ser como ele planejou.

Várias semelhanças

Era seguro dizer que Ruayrungruang queria imitar muito do que tornou a Disney um sucesso. Além de passeios temáticos e terras de faz-de-conta, o Reignwood Group também planejava abrir restaurantes temáticos e lojas de suvenires ao redor do parque. E as semelhanças estéticas com a Disney eram inegáveis.

As muitas vidas da Disneylândia deserta da China
Majority World/Shutterstock

O parque, batizado de “Wonderland”, usava uma fonte em sua placa quase idêntica ao famoso logotipo do Walt Disney World. E essa não era a única semelhança. O Reignwood Group construiu até um castelo no meio do parque que parecia o Castelo da Cinderela no Magic Kingdom da Flórida.

A construção parou

A construção estava avançando rapidamente em torno da propriedade de 50 hectares comprada pelo Reignwood Group. Uma estrutura semelhante a uma fortaleza medieval foi concluída ao redor do parque, um estacionamento foi pavimentado e mais prédios estavam bem encaminhados atrás do castelo.

As muitas vidas da Disneylândia deserta da China
YouTube via Trey Ratcliff

O Reignwood Group já tinha uma reputação de empresa de investimento poderosa e influente na China, e a novidade em torno do projeto Wonderland começou a se espalhar pela região e além. As pessoas ouviram dizer que seria o maior parque temático do continente e ficaram animadas. E então, de repente, a construção parou.

O que aconteceu?

Em 1998, alguns anos após a compra inicial do terreno pelo Reignwood Group, a construção foi repentinamente interrompida. Os trabalhadores deixaram de aparecer no canteiro de obras e, lenta mas inexoravelmente, todos os equipamentos de construção foram retirados da propriedade. Os residentes das áreas circundantes não podiam acreditar.

As muitas vidas da Disneylândia deserta da China
YouTube via Trey Ratcliff

Depois de todo o progresso e dinheiro investido no projeto, por que tudo parou de um dia para o outro? O Reignwood Group administrava empreendimentos de sucesso, então o que deu errado desta vez? Os habitantes da vila de Chenzhuang não entendiam por que todos os castelos de contos de fadas foram abandonados.

O tempo passou e os boatos surgiram

As estações passaram e, enquanto a neve cobria o parque Wonderland parcialmente construído, o local permanecia deserto. Após alguns meses de silêncio total no canteiro de obras, naturalmente começaram a surgir rumores sobre o que havia de errado com o projeto. Os moradores locais surgiram com diferentes teorias.

As muitas vidas da Disneylândia deserta da China
Instagram via @lifechangerphotos

Algumas pessoas especularam que os litígios entre o Reignwood Group, agricultores e governo locais sobre os custos de propriedade na área levaram à interrupção da construção. Porém, à medida que mais tempo passava, a pausa parecia permanente, pois os portões do Wonderland permaneciam fechados.

Perdendo as esperanças

Quando o equipamento de construção e os trabalhadores inicialmente saíram do Wonderland, os moradoresp presumiram que o projeto provavelmente seria retomado. O Reignwood Group resolveria quaisquer questões financeiras ou jurídicas que precisassem ser regularizadas e continuaria com as obras do parque.

As muitas vidas da Disneylândia deserta da China
Instagram via @lifechangerphoto

Mas os meses se transformaram em anos e as pessoas perderam a esperança. O Reignwood Group estava trabalhando em outros projetos enquanto o futuro parque de diversões com seus castelos de contos de fadas ainda por terminar continuavam desertos. Mal sabiam o futuro que aguardava as estruturas vazias.

Um interior dilapidado

As estruturas que ficaram inacabadas não eram apenas esqueletos de prédios falsos: algumas delas tiveram início de construção também no interior. A imagem abaixo mostra um aspecto da dilapidação dentro das instalações do Wonderland, onde as aberturas e uma escada foram construídas antes que a obra fosse interrompida.

As muitas vidas da Disneylândia deserta da China
YouTube via Trey Ratcliff

Os residentes da vila de Chenzhuang acabaram se acostumando com o parque temático abandonado. As estruturas, transformadas em ruínas, se transformaram em parte do cenário local, uma peculiaridade da cidade. Mas depois de algum tempo, o Wonderland começou a atrair um grupo de pessoas aventureiras.

Um lugar atraente para exploradores

Eventualmente, a notícia sobre o parque temático abandonado se espalhou para além da movimentada cidade de Pequim. Não demorou muito para os exploradores urbanos, que gostam de perambular por complexos abandonados ou escondidos, chegarem ao Wonderland. A essa altura, o lugar estava bem longe da visão de Chanchai Ruayrungruang.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Instagram via @danielletookthese

Galhos de árvores alinhavam-se nas janelas quebradas dos castelos desertos, rachaduras se formavam na calçada e a neve entrava nos prédios. Em vez de famílias e pessoas de todas as idades desfrutarem do parque temático em toda a sua glória, os exploradores urbanos caminhavam por terrenos abandonados. Mas a história do País das Maravilhas não termina aí.

Ocupantes em potencial

Mais e mais exploradores urbanos apareceram no parque abandonado. E não apenas pessoas das áreas vizinhas da China: turistas que amam lugares desertos e assustadores de todo o mundo planejavam visitas ao Wonderland. Parecia até que o local havia se transformado no lar de alguns ocupantes, com colchões e roupas espalhadas.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Instagram via @cathalpeterquinn

O Reignwood Group havia planejado um parque temático para ofuscar todos os similares: restaurantes, lojas, vários castelos, montanhas-russas e outras atrações para visitantes de todas as idades. Se algum lugar pudesse competir com o império Disney, seria o Wonderland. Mas or planos acabaram ficando longe da realidade.

Muita terra ociosa

Com o tempo, Wonderland parecia menos um parque temático em construção e mais uma cidade fantasma. Tornou-se um local sinistro, com estranhos visitantes que passavam por ali. Mas enquanto os exploradores urbanos gostavam das estruturas abandonadas, havia muito mais naqueles 50 hectares de terra.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Instagram via @cathalpeterquinn

Afinal, os planos do Reignwood Group estavam longe de ser concluídos quando a construção parou misteriosamente. Portanto, além dos esqueletos de estruturas de aço projetadas e alguns castelos quase concluídos, havia hectares e hectares de terreno ocioso. Mas não ficou assim por muito mais tempo.

Agricultores ocuparam as terras

Durante algum tempo depois que a construção do Wonderland parou, ninguém ousou tocar na propriedade. O Reignwood Group era uma empresa poderosa, e os moradores presumiram que logo voltariam para recuperar sua área e continuar a construir o parque temático. Mas quando os anos se passaram e isso parecia improvável, tudo mudou.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Instagram via @cathalpeterquinn

Algum tempo depois da saída do Grupo Reignwood em 1998, as pessoas entenderam que a propriedade estava realmente abandonada e viram uma oportunidade em todas aquelas terras desocupadas. Os agricultores locais acabaram tomando conta do Wonderland e usaram o solo enquanto os exploradores urbanos desfrutavam das estruturas degradadas.

Detalhes inacabados

Em apenas uma questão de tempo, seções da área de 50 hectares do Reignwood Group tornaram-se solo fértil para os habitantes locais. Os agricultores plantaram grandes safras de milho ao redor dos prédios desertos. Eles até desmontaram algumas das estruturas menores, como uma torre de energia inacabada.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Instagram via @east_clintwood82

Porém, outros edifícios foram mais difíceis de derrubar. Um grupo de fazendeiros poderia desmontar algumas coisas pequenas, mas outras partes do Wonderland estavam muito mais perto de serem concluídas e exigiriam escavadeiras de verdade para serem desmontadas. Então os agricultores deixaram essas estruturas em paz. Mas eles tiveram uma surpresa.

Uma praça de alimentação abandonada

Um dos lugares que finalmente se encheu de plantações foi a suposta praça de alimentação do Wonderland. Os operários da construção tinham praticamente terminado de montar a estrutura do corredor quando todo o equipamento desapareceu misteriosamente. E em uma virada um tanto irônica dos acontecimentos, os fazendeiros usaram aquele local para cultivar alimentos.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma

Ng Han Guan/AP/Shutterstock

O projeto Wonderland começou lentamente a desmoronar. O que antes parecia uma luz brilhante de esperança para um parque temático fascinante se transformou em uma assustadora cidade fantasma. E então, de repente, as coisas mudaram e as pessoas finalmente conheceram a verdade sobre o que aconteceu.

A verdade vem à tona

Após anos de abandono, Wonderland era uma cidade fantasma “presa no limbo”, como disse a artista Catherine Hyland. “Um espaço híbrido entre o ‘real’ e o artificial, esse ambiente provoca uma sensação de transformação ou manipulação que parece permear e deslocar o reino da fantasia”, disse ela.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Ng Han Guan/AP/Shutterstock

“Ocupados pelos habitantes locais, os remanescentes incompletos do Wonderland se tornam a antítese de tudo que deveria ser, seu significado alterado para sempre”, acrescentou Catherine. E justamente quando as coisas não pareciam poder ficar mais surpreendentes, as pessoas souberam a verdade sobre a brusca parada das obras de construção.

Os rumores eram verdadeiros

Os moradores especularam que os conflitos entre o Reinwood Group, agricultores e governo locais levaram à interrupção repentina. E descobriu-se que essas teorias não estavam muito longe da verdade. Um representante da empresa de Chanchai Ruayrungruang finalmente revelou o que aconteceu, quase uma década depois.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Ng Han Guan/AP/Shutterstock

O representante do Reignwood Group disse que uma enchente de 1998 levou a uma política governamental de proteção da propriedade porque grande parte dos 50 hectares de terra ainda eram florestados. E a organização também enfrentou problemas com os agricultores locais, uma notícia nada surpreendente, considerando quem mais tarde ocupou o terreno abandonado. E então, a construção foi retomada de repente.

Mais uma chance

Aproximadamente uma década depois que o processo de construção Wonderland parou misteriosamente, o Grupo Reignwood reapareceu. Eles esclareceram os rumores em torno da longa pausa e anunciaram algumas grandes novidades: a construção finalmente seria retomada e o Wonderland da China seria concluído.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Zhang Peng / Contributor via Getty Images

Acompanhada por equipamentos de construção e funcionários, a empresa estava pronta para reiniciar as obras, já que as questões de dez anos antes haviam sido amplamente esquecidas por muitos. Em breve, a vila de Chenzhuang abrigaria o maior parque de diversões de toda a Ásia. Ou assim eles pensaram.

Abandonado, de novo

Não demorou muito para que os conflitos surgissem mais uma vez entre os agricultores, o governo e o Grupo Reignwood. Assim como eles pegaram suas máquinas e saíram em 1998, a empresa fez a mesma coisa em 2008. Parecia que, assim que o equipamento chegou, eles saíram.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Instagram via @davisdreiska

Exploradores urbanos, cineastas e agricultores voltaram ao local assustador para fazer uso dele à sua maneira. Os invasores também fizeram o seu caminho de volta e os fotógrafos, intrigados com a misteriosa propriedade, encontraram crianças que eles presumiram que viviam lá e viram cães selvagens correndo soltos. Mas tudo isso mudou alguns anos depois.

Foi tudo demolido

Wonderland nunca se tornou o país da fantasia que prometia ser, um empreendimento que iria competir com empresas como Walt Disney Company. Em vez disso, tornou-se o lar de alguns, um lugar assustador para explorar para outros e solo fértil para os agricultores. Mas o Reignwood Group ainda possuía a propriedade e eles não queriam que fosse destruída.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Instagram via @danielletookthese

A empresa já havia gasto milhões em terreno e construção. Mas em 2013, eles voltaram com uma proporta diferente da anterior: o Grupo Reignwood trouxe escavadeiras e funcionários que demoliram a maior parte do que restava das estruturas arruinadas. Mas o local não ficou vazio por muito tempo.

Outro tipo de experiência mágica

Em maio de 2013, tornou-se oficial: o Wonderland da China era agora um sonho antigo. O ex-futuro rival de Disney foi desmanchado pelas mesmas pessoas que o planejaram, e um “supermercado abrangente de produtos de luxo” foi prometido pelo Reignwood Group, que superou os contratempos.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Instagram via @seokggii

Quase dois anos depois de demolir o esqueleto do Wonderland, o Reignwood Group abriu um shopping center no local. O Badaling Outlets, nos arredores de Pequim, oferecia artigos de luxo em lojas sofisticadas e restaurantes deliciosos. Mas uma velha estrutura ainda assombrava a nova construção.

O que permaneceu em pé

Depois de mais de dez anos de esperança, mistério e um pouco mais de esperança, a história do parque temático finalmente terminou. Os Badaling Outlets estavam longe da visão original do Reignwood Group, mas atraíram muitos compradores com sucesso. E não muito longe do luxuoso shopping estava uma relíquia do sonho de Wonderland.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma

A arquitetura inspirada no Castelo da Cinderela estava localizada a uma distância razoável dos outlets, mas ainda visível de algumas partes do shopping. O que provavelmente teria sido o orgulho e a alegria de um local mágico ganhou uma nova camada de tinta e se tornou um marco peculiar.

O sonho que não se realizou

Com o sol se pondo ao fundo, não foi muito difícil ver a magia que poderia ter sido o parque Wonderland. Alguns o consideraram uma cópia da Disney World por causa de suas semelhanças com a estrutura de referência do Magic Kingdom, mas não havia como negar que poderia ter sido um lugar popular por si só.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
Instagram via @lynnxx_xx

Lamentavelmente, ao contrário de Walt Disney, o sonho de Chanchai Ruayrungruang de construir um parque temático como nenhum outro não se tornou realidade. E não muito depois da inauguração dos Badaling Outlets, a Walt Disney Company fez seu caminho para a China e abriu a Disneylândia de Xangai. Mas, felizmente para os exploradores urbanos, outros parques abandonados permaneceram no país.

Não é o único

A cerca de dez horas de carro da vila de Chenzhuang, outro parque de diversões estava a caminho. Ironicamente, a atração se chamava Sino Wonderland e estava sendo construída na época em que a cidade fantasma Wonderland foi demolida. Os empresários disseram que o Sino estaria pronto em 2014.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
YouTube via The Proper People

Entretanto, assim como o Wonderland perto de Pequim, as promessas de uma abertura não foram cumpridas. Os recursos financeiros supostamente se exauriram e os investidores não tiveram escolha a não ser deixar o projeto inacabado. Mas Sino Wonderland ainda recebia alguns turistas curiosos.

Um grande desperdício

Se o Wonderland do Reignwood Group era uma joia para exploradores urbanos, Sino Wonderland era indiscutivelmente uma mina de ouro. O parque temático estava quase concluído quando os fundos se esgotaram e a construção foi interrompida. Portanto, a natureza tinha muito material para direcionar sua ira.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
YouTube via The Proper People

A propriedade estava repleta de montanhas-russas que nunca emocionaram os visitantes, rodas-gigantes que ficavam vazias e muito mais. Não demorou muito para que todo o sol, chuva e tempo sem manutenção fizessem o Sino Wonderland ficar ainda mais atraente do que seu antecessor. E os exploradores urbanos adoraram.

Outra cidade fantasma

Pode parecer uma mistura entre um cenário de filme apocalíptico e uma cidade fantasma para alguns, mas outros viram um verdadeiro tesouro. Desde o seu fechamento, centenas de visitantes aventureiros viajaram para Sino Wonderland e exploraram seus brinquedos arruinados e estruturas semelhantes a templos.

Parque temático abandonado torna-se uma cidade fantasma
YouTube via The Proper People

E o que aguarda o parque abandonado? No momento da redação deste artigo, isso ainda não estava claro. Talvez tenha um retorno como o Reignwood Group quase conseguiu fazer, ou talvez seja substituído por outro shopping center. Ou, se os exploradores urbanos tiverem sorte, será abandonado na natureza.

Por comedy.com

Foto Capa: Ng Han Guan AP via Shutterstock

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )