Europa desiste de banir carros a combustão em 2035 por pressão da Alemanha

Europa desiste de banir carros a combustão em 2035 por pressão da Alemanha

União Europeia aceitou o pedido do país para produzir combustível sintético desenvolvido pela Porsche

A União Europeia determinou que a partir de 2035 todos os carros produzidos sejam livres de emissão de CO2, mas isso não significa que serão elétricos. Isso porque a Alemanha, com apoio de Itália, Bulgária e Romênia, entrou com um pedido para revisar o texto original e manter a fabricação de veículos a combustão, porém apenas aqueles que rodam com combustíveis sintéticos.

E o Parlamento Europeu aceitou a sugestão alemã. A lei também estabelece a meta intermediária de reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa em pelo menos 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990.

Os combustíveis sintéticos, chamados de “e-fuel”, são semelhantes aos biocombustíveis como o etanol, mas dependem apenas de água e de dióxido de carbono extraído da atmosfera.

“Chegamos a um acordo com a Alemanha sobre a futura utilização de e-fuels nos automóveis. Vamos trabalhar agora para conseguir com que as normas de CO2 para regulamentação de carros sejam adotadas o mais rápido possível”, escreveu o chefe da European Green Deal, Frans Timmermans, no Twitter.

Segundo especialistas ouvidos pela imprensa europeia, dificilmente os veículos movidos a combustíveis sintéticos poderão competir com os carros elétricos. O CEO da Audi, Markus Duesmann, disse ao site de notícias alemão Der Spiegel que o combustível sintético “não desempenhará um papel importante no futuro de médio prazo dos carros de passeio”.

A Porsche é a fabricante que está com o maior investimentos em combustível sintético. Em dezembro do ano passado foi inaugurada no Chile uma planta para produção de e-fuel com previsão de 130 mil litros por ano.

Inicialmente, o combustível será usado em projetos como o Porsche Mobil 1 Supercup e nos Porsche Experience Centers. A expectativa é de que 55 milhões de litros sejam produzidos por ano até meados desta década, sem especificar exatamente em qual ano isso acontecerá.

Por Autoesporte

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )